sexta-feira, 17 de junho de 2011

Todos querem ser jovens?

Ousadia, protagonismo, dinamicidade, coragem entre tantas outras características da juventude fazem com que ao longo dos anos, boa parte da população tenha o desejo de ser jovem novamente. O vídeo “We All Want to Be Young” que em português lê-se “Nós todos queremos ser jovens”, faz um resgate histórico de como as juventudes vem fazendo história e mudando o contexto mundial com seu jeito de ser e estar na sociedade.


Muitas gerações já marcaram época, hoje são apresentadas como a Geração Y ou Jovens Millennials, segundo a Sociologia, pessoas que nasceram entre os anos 1980 e 2000. É uma geração rápida, influente formadora de opinião e com constante necessidade de informação.

Podemos refletir sobre a imensidão e o impacto desta geração no Brasil, como nos deparamos com algumas estatísticas. Segundo o IBOPE, 73,9 milhões de brasileiros tinham acesso à internet no quarto trimestre de 2010 e que ainda 52,8 milhões da totalidade de internautas acessam a web de sua residência.[1] Os jovens andam cada vez mais conectados, o IBGE aponta que o acesso à internet aconteceu de maneira mais rápida entre os jovens.

“De 10 a 14 anos de idade, o porcentual de usuários de internet subiu de 51,1% em 2008 para 58,8% do total de 2009. Entre os adolescentes de 15 a 17 anos, a fatia de usuários de internet no total cresceu de 62,9% para 71,1%. Já entre os jovens de 18 a 19 anos, a proporção de usuários de internet subiu de 59,7% para 68,7%, no mesmo período.”[2]

A mudança de tempo e a era das redes sociais

Um papo com um amigo me fez pensar que há 20 anos escrevíamos cartas para nossos familiares, amigos, namoradas e colegas de classe. Era algo místico, simbólico, demonstração de cuidado e carinho. Hoje escrevemos e-mails, posts, sms, twittamos, deixamos scraps, curtimos fotos, mensagens e por aí vai. Temos dificuldade de escrever grandes e-mails, não é mesmo? E as cartas? Bem as cartas, agora são em outros formatos, evoluíram, e que bom esta evolução, sinal de que o mundo encontra-se em constante mudança. Mudança de paradigma, transformação de horizontes e formas de ver o mundo. Vivemos em tempos de redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter e tantas outras...

Podemos destacar o crescimento das redes sociais no Brasil, utilizando o site de relacionamento Facebook. Segundo pesquisa publicada no mês de maio deste ano, organizada pelo site Social Bakers, especialista em estatísticas, o Brasil é o país que mais se desenvolveu em quantidade de usuários no Facebook. São mais de 19 milhões de usuários que já integram a rede social mais popular do mundo. Só no mês de maio o crescimento de participação no país foi de 11%, cerca de 1,9 milhão de usuários registrados no mês.[3] São jovens conectados com um mundo que transcende a barreira física. Jovens ligados a redes sociais imensuráveis. Plugados a um mundo infinito de informações.

Paulo Cesar Carrano, afirma que as redes sociais são como expressões de identidades múltiplas.[4] Identidades estas que são mais plurais do que nunca. As diversas formas da juventude se expressar não estão somente nas praças, bares, baladas e sim nas comunidades, perfis, páginas, sites e outros tantos espaços virtuais.

As redes sociais tem feito uma verdadeira revolução na comunicação em todo mundo. É olhar como as empresas, ONGs e os próprios governos têm buscado o acesso e a relação por meio desta ferramenta comunicacional. A população tem realizado muitas ações por meio das redes, como por exemplo pelo Twitter, com pressões populares, campanhas, mobilizações, protestos. Com certeza é um verdadeiro espaço de democracia, onde você tem liberdade para expressar sua opinião e dialogar com uma infinidade de pessoas.

Um dos desafios é continuar caminhando em meio a esta rede que mesmo sem querer nos conecta e faz parte de nossa vida. O ser jovem é mais do que nunca presente em nosso ser. O desejo de ser jovem é constante e intenso. Vivamos a juventude. Vivamos o desejo de viver!

Joaquim Alberto Andrade Silva

[4] CARRANO, Paulo C. R. “A sociedade em redes” in. NOVAES, Regina; PORTO, Marta (orgs.) Juventude, cultura e cidadania. Rio de Janeiro: ISER, 2002

5 comentários:

  1. Parabéns ao grupo pelo blog e muito bacana o seu texto Joaquim, faz-nos perceber a diversidade juvenil que temos em nossa sociedade, explicitado bem pelo vídeo. Depois também, como você expressou no texto a importância das redes sociais nesse desenrolar juvenil. Abraço.

    James Pinheiro

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o video Joaquim. Nos desafia a todos a nos desinstalar e entrar nessa grande rede, que mesmo com suas contradições, é geradora de vida.
    Parabéns pelo blog. Abraço.
    José H.Sasek

    ResponderExcluir
  3. Caro Joaquim
    Excelente artigo sobre o tema "todos querem ser jovens". O vídeo que postou mostra claramente essa realidade e de forma atualizada, dentro do tema, pois as imagens expressão muito e são rápidas, como a mudança na comunicação. A interação com o mundo através das redes sociais virtuais... Parabéns pelo blog do grupo de forma geral! Muito bom!
    Margareth Maria Araujo Mendes

    ResponderExcluir
  4. Galera, obrigado pela interação e diálogo a respeito do texto. Que possamos, juntos, continuar a pensar formas e comunicar e favorecer a vida da juventude.

    ResponderExcluir
  5. O Blog está muito bem e muito dinâmico. Parabéns a toda equipe.
    Este post, Todos querem ser jovens, enriquecido com este belíssimo vídeo, deixa bem claro que a juventude, muito mais do que uma simples questão de cronologia, é algo muito mais elevado, mais divino. A juventude está no nosso espírito, na nossa maneira de ver as coisas, de interagir com a sociedade e com todos aqueles que fazem parte dela.
    Que este blog, com toda sua riqueza, seja fonte para muitos assessores, pastoralistas e educadores e consequentemente, seja estendido toda a sua riqueza a todos os jovens com os quais trabalhamos.

    João Batista

    ResponderExcluir