sábado, 28 de maio de 2011

A juventude no areópago digital


O 45º Dia Mundial da Comunicação, comemorado no dia 5 de junho de 2011, enfoca decididamente a potencialidade dos meios tecnológicos rumo ao anúncio da verdade e autenticidade de vida na era digital.  
A mensagem do Papa Bento XVI, por ocasião deste dia, ressalta a visibilidade dos jovens no areópago digital “dos chamados social network”.
A maior preocupação e as maiores oportunidades com respeito ao uso dos espaços digitais se encontram na capacidade de viver autenticamente os valores humanos e cristãos.
Diante disso, os jovens podem ser os mais diretamente envolvidos neste dinamismo por experimentarem as reais mudanças no modo de viver as novas relações de amizade. E porque o entusiasmo juvenil e a busca de novos horizontes desafiam os jovens a viver de forma consciente os caminhos que as tecnologias lhes permitem percorrer.
Segundo o Papa Bento XVI, os jovens são os principais protagonistas desses espaços virtuais, por isso os lança num desafio de propor relações autênticas, verdadeiras e que tenham como finalidade a fidelidade a si mesmo e aos outros. “Quem é o meu ‘próximo’ neste mundo? Temos tempo para refletir criticamente sobre as nossas opções e alimentar relações humanas que sejam verdadeiramente profundas e duradouras? [1] 
Certamente o modo de ser e de viver a “verdade, o anúncio e a autenticidade de vida, na era digital” é um compromisso de todos. Para isso, faz-se necessário assumir uma postura crítica e reflexiva diante dos meios de comunicação que envolva, sobretudo, a juventude como esse canal propício para uma vivência mais profunda da fé, da esperança e da caridade no imenso areópago digital.

Elizete Moura


[1] BENTO, Papa XVI. Mensagem para o 4º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Editoras: CNBB e Paulinas. São Paulo, 2011.

3 comentários:

  1. O desafio proposto pelo Papa Bento XVI, “Quem é o meu ‘próximo’ neste mundo?", é muito pertinente, uma vez que essas últimas décadas foram marcadas pela tecnologia virtual.

    Diante desse fato, é muito complicado afirmar que realmente conhecemos o "próximo". Sem dúvidas, uma postura crítica e reflexiva é o meio mais sensato de conhecer o "próximo" nessas redes de relacionamentos on line.

    Larissa Ribeiro Batiste.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em tempos de conectividade, o conceito de próximo expandiu-se vertiginosamente! Não se é possível pensar no semelhante apenas nos familiares, colegas de profissão ou vizinhos. As barreiras geográficas foram quebradas graças ao grande avanço da tecnologia!

    Feliz foi o Santo Papa por estar atento aos novos sinais do tempo e, ao invés de "condenar" as novas mídias, optar por desafiar os jovens a utilizá-las de maneira saudável e autêntica! Assim, conseguirão amar, como a ti mesmo, o próximo, estando eles perto ou distante!

    ResponderExcluir